Bento XVI em encontro com seus ex-alunos
Neste ano, acontecerão conferências sobre o Concílio Vaticano II, como hermenêutica da reforma entre a hermenêutica de uma continuidade com ruptura e de uma continuidade não-histórica, e sobre a Sacrosanctum Concilium e a reforma pós-conciliar da liturgia. Fará intervenções o Arcebispo Kurt Koch, até o passado 01 julho Bispo da diocese suíça de Basileia, nomeado Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade do Cristãos, e escolhido pelo Papa como relator principal do encontro.
Entre os participantes, em número por volta de quarenta e provenientes principalmente da Alemanha e Áustria, estão o Arcebispo de Viena, Em.mo Cardeal Christoph Schönborn; o bispo auxiliar de Hamburgo, S.E.R. Hans-Jochen Jaschke; além de docentes, párocos, religiosos e leigos, que foram seus alunos quando ele foi docente na Alemanha.
O Papa tomará parte, depois da abertura, apenas do encerramento, presidindo a Santa Missa aos participantes da conferência, que estarão também presentes no Angelus no pátio interno do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, no domingo dia 29, com o qual se encerrará.