Inserida tiara papal no brasão de Bento XVI
Brasão com novo elemento foi visto durante
o Angelus do último domingo
Antigo brasão de Bento XVI
Há quem diga que, se o brasão pontifício de Bento XVI ostentava uma mitra com três barras (ou circulus) até o último domingo, dia 10, isso deve-se ao Cardeal Andrea di Montezemolo, Arcipreste emérito da Basílica de São Paulo Fora-dos-muros e especialista em heráldica eclesiástica e a quem foi confiada a elaboração do brasão papal logo após o conclave de 2005.
Bento XVI numa janela do
Palácio Apostólico do Vaticano
Detalhe da ínfula de uma mitra usada por Bento XVI
é possível ver a tiara já figurando antes mesmo do novo brasão
ser apresentado no último domingo, dia 10
Para a surpresa dos fiéis mais atentos, no Angelus do último domingo foi visto o brasão de Bento na nova flâmula, onde a tiara papal foi recuperada e nele inserida. Contudo, não é a primeira vez que a mitra foi substituída pelo triregnum. Segundo Pedro Siff, proprietário da Ars Regia, que projetou a mudança no brasão, a tríplice coroa já tinha sido bordada no escudo de armas papal em paramentos. Em verdade, nas ínfulas de uma mitra usada por Bento XVI, é possível ver o brasão encimado pela tiara.
O novo modelo, que preserva o seu interior os mesmos elementos já usados anteriormente (a cabeça do mouro, o urso de São Corbiniano e a concha), tem a parte externa inspirada no escudo de Urbano VIII, que governou a Igreja de 1623 a 1644, e pode ser visto nos pilares do baldaquino de Bernini na Basílica de São Pedro no Vaticano.
Sua Santidade Papa Paulo VI depondo a tiara papal
no fim do Concílio Vaticano II
para nunca mais voltar a usá-la
O último Papa a usar o triregnum foi o Papa Paulo VI, devido às numerosas pedras preciosas que o adornavam, e que, segundo ele, eram inapropriadas ao papado. As três coroas que constituem a tiara papal representam a tríplice titulação do Romano Pontífice: pai dos reis, reitor do mundo e vigário de Cristo. Segundo Siff, apesar de o papa não usar mais a tiara, ela ainda faz parte do escudo de armas pontifício. Assim como o galero não é [ainda] largamente utilizado pelos clérigos (devido ao seu desuso), mas ele continua encimando os brasões eclesiásticos.