Novo arcipreste de Santa Maria Maggiore
Do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé
O Santo Padre Bento XVI nomeou Arcipreste da Basílica Papal de Santa Maria Maggiore em Roma S.E.R. Mons. Santos Abril y Castelló, Arcebispo titular de Tamada, Vice-camerlengo da Santa Igreja Romana.
O novo Arcipreste substitui o norte-americano Cardeal Bernard Low, que ocupava o cargo desde 2004, quando o Beato João Paulo II o trouxe para Roma afim de poupá-lo, encerrando-o na Basílica Liberiana, dos protestos e da polêmica sobre suas atitudes, insuficientes talvez, com as quais lidou com os casos de pedofilia na complicada Arquidiocese de Boston, que hoje tem suas rédeas puxadas pelo eficiente Cardeal Sean Patrick O´Malley, da Ordem dos Capuchinhos.
Ele tem uma ampla experiência de mais de 20 anos em missões diplomáticas como Núncio Apostólico que já foi junto à Bolívia, Iugoslávia, Argentina e Eslovênia, entre outros.
O Mons. Abril y Castelló, que é certo que futuramente ganhará um barrete vermelho, foi o escolhido pelo Papa para ser Seu comissário “ad actum” como bispo de Pula (Croácia) e assim assinar o acordo entre a Diocese e os beneditinos italianos que reclamavam um mosteiro seu naquela circunscrição. A diocese não estava vacante, mas o bispo de então (que depois da assinatura do acordo voltou ao cargo) se recusava a obedecer sabendo que deveria pagar uma rica indenização aos monges por ter vendido terras do dito mosteiro. Depois o novo Arcipreste perdeu o cargo de bispo “momentâneo” e voltou a assinar “apenas” como Vice-camerlengo da Igreja (desde janeiro deste ano), o número 3 na Igreja, até que hoje sua sala de trabalho mudará de endereço.
Nossas orações por seu ministério.