Bispos para São Félix, Fortaleza e Salvador
Do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé
Nomeação do Bispo Prelado de São Félix
Dom Adriano Ciocca
Bispo prelado eleito de São Félix
62 anos
O Santo Padre Bento XVI nomeou Bispo Prelado de São Félix Sua Ex.cia Dom Adriano Ciocca Vasino, até agora Bispo de Floresta.
Sua Ex.cia Dom Adriano Ciocca nasceu em 08 julho 1949 em Borgosesia, diocese de Novarra (Itália). Frequentou o curso de Filosofia no Seminário Filosófico e Teológico San Gaudenzio, em Novarra e o curso de Teologia, no Studentato Teologico San Zeno, em Verona.
Foi ordenado sacerdote em 08 setembro 1974 e incardinado na diocese de Novarra.
Depois de alguns anos de prática pastoral em sua diocese de origem, viajou como sacerdote fidei donum para o Brasil, onde desempenhou os seguintes cargos, entre outros: Pároco em Araripina, então diocese de Petrolina, hoje diocese de Salgueiro (1979-1989); Pároco em Petrolina, com a cura pastoral da área rural do município de Petrolina e da paróquia de Afrânio (1989-1992).
Foi eleito Bispo de Floresta em 03 março 1999 e foi sagrado em 02 maio sucessivo.
___________
Dom Pedro Casaldáliga ainda exerce forte influência na Prelazia de São Félix do Araguaia, ao governo da qual renunciou por limite de idade em 2005, mas que, mesmo com a ordem da Santa Sé para residir fora dos limites da Prelazia, ainda continua não apenas residindo em São Félix, mas interferindo no governo desta circunscrição eclesiástica. Tanto que, pelas evidências, ele conseguiu que um sucessor seu seja alinhado em muitos aspectos com o seu pensamento doutrino-teológico.
* * *
Nomeação de Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza
Rev.do Mons. José Luiz Gomes de Vasconcelos
Auxiliar eleito de Fortaleza
48 anos
O Santo Padre nomeou Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza o Rev.do Pe. José Luiz Gomes de Vasconcelos, do clero da diocese de Garanhuns, até agora Reitor do Seminário Interdiocesano de Caruaru, concedendo-lhe a sede titular de Canapio.
O Rev.do Pe. José Luiz Gomes nasceu em 12 maio 1963, em Garanhuns (Pernambuco) e recebeu a ordenação sacerdotal em 09 dezembro 1989. Iniciou os estudos filosóficos no Seminário do Regional Nordeste II e Instituto Teológico do Recife, na Arquidiocese de Olinda e Recife. Concluiu o curso de Filosofia e estudou todo o de Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Conseguiu a Licença em Teologia Patrística na Pontificia Università Gregoriana, onde frequentou o curso para formadores em Roma.
No curso de seu ministério, desempenhou os seguintes cargos, entre outros: Pároco da paróquia Senhor Jesus dos Pobres Aflitos em São Bento do Una, diocese de Garanhuns (2000-2005); Membro da equipe de Formação do Seminário Interdiocesano (de 2008 até agora); Membro do Conselho Presbiteral da diocese de Garanhuns.
Atualmente, era Reitor do Seminário Maior Interdiocesano Nossa Senhora das Dores, na diocese de Caruaru e responsável da Organização dos Seminários e dos Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil no Regional Nordeste II da Conferência episcopal brasileira.
* * *
Nomeação de Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia
Rev.do Mons. Giovanni Crippa
Auxiliar eleito de São Salvador da Bahia
55 anos
O Papa nomeou Bispo Auxiliar da arquidiocese de São Salvador da Bahia o Rev.do Pe. Giovanni Crippa, professo do Instituto dos Missionários da Consolata (I.M.C.), até agora Professor e Pároco na arquidiocese de Feira de Santana, concedendo-lhe a sede titular de Accia.
O Rev.do Pe. Giovanni Crippa, I.M.C, nasceu em 06 outubro 1956 em Bezana Brianza, na arquidiocese de Milão (Itália). Depois dos estudos médios no Seminário de Bevera de Castelo Brianza, concluiu os estudos de Filosofia na Federazione Interreligiosa per gli Studi Teologici di Torino(FIST) e os de Teologia, na Pontificia Università Gregoriana em Roma, na qual depois obteve a Licença e a Láurea em História Eclesiástica.
Em 13 setembro 1981, emitiu os votos religiosos no Instituto dos Missionários da Consolata e em 14 setembro 1985, recebeu a ordenação sacerdotal.
Na Itália, entre outros cargos, foi Professor da Faculdade de Missiologia da Pontificia Università Urbaniana em Roma e do Instituto di Catechesi Missionaria em Roma e em Castelgandolfo (1993-2000).
Enviado ao Brasil em 2000, exerceu seu ministério na arquidiocese de Feira de Santana, Estado da Bahia, como Vigário Paroquial e Pároco da paróquia Santíssima Trindade, Professor de História Eclesiástica da Faculdade arquidiocesana, Diretor espiritual do Seminário de Filosofia, Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio do Consultores.
Além disso, tinha sido até agora Membro do grupo de coordenação do Departamento Histórico do Instituto dos Missionários da Consolata e Conselheiro Provincial no Brasil.
Orações pela fidelidade dos 3 prelados no exercício do ministério episcopal.