Direto da Sacristia
×
×

Resposta do Vaticano à petição de um Ano Mariano

Postado em 12 setembro 2011por E. Marçal

Do Fratres in Unum

Secretaria de Estado responde ao pedido de um Ano Mariano

em comemoração aos 300 anos do Tratado de São Luís Maria Monfort

Há alguns meses começou a circular na blogosfera católica uma petição de assinatura eletrônica suplicando ao Santo Padre a graça de ele proclamar, visto o eminente aniversário do famoso supracitado Tratado de consagração e devoção marianas, um Ano Mariano também em comemoração aos 25 anos do último Ano proclamado pelo Beato João Paulo II. Ainda segundo as palavras da postulação,  “uma onda imensa de Consagrações (a Jesus por Maria) poderia ser feita em toda a Igreja”.

Por fim, um leigo recebeu (não sei o motivo de ser ele a receber) uma resposta ao pedido por parte de um monsenhor do Departamento para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado de Sua Santidade. No texto, que abaixo poderá ser lido na íntegra, o sacerdote também deixar transparecer em interpretação que o mesmo pedido só poderá ser apresentado e considerado se for feito pela “autoridade eclesiástica local”, a entender-se o Bispo. Portanto, parece que agora passamos à uma nova fase para um possível Ano Mariano: que nossos bispos enviem ao Papa o desejo de seus fiéis.

 

Eis o texto:

_________________________

Prezado Senhor,

O Santo Padre acolheu com muita satisfação a mensagem que Lhe enviou para felicitá-Lo no dia de São Pedro e São Paulo, ocasião do Jubileu de Diamante da Sua Ordenação Sacerdotal (1951 – 29 de junho – 2011).

Grato pela presença orante e partilha fraterna nas referidas comemorações, Sua Santidade o Papa Bento XVI retribui com uma menção particular, na Santa Missa, das intenções do senhor Franklin e das pessoas que lhe são caras, a todos concedendo, como penhor de abundantes dons celestes, a Sua Bênção Apostólica.

Quanto aos assuntos versados, aos quais foi dispensada atenção, tem esta Secretaria de Estado a significar ao signatário: primeiro, não ser norma darem-se elucidações do gênero das solicitadas a nível individual; a posição da Igreja a este respeito encontra-se patente em documentos do Magistério, de caráter universal (Cf. CIC, cân. 844 § 2); por isso, a fim de prosseguir uma exaustiva e louvável busca e ulterior aprofundamento da verdade, talvez seja conveniente contatar um sacerdote ilustrado para dele receber a orientação que porventura possa necessitar. Em relação ao pedido que explicitava, pode esta Secretaria de Estado informá-lo que, como norma, só quando apresentados e recomendados pela competente autoridade eclesiástica local é que tais alvitres têm hipótese de ser tomados em consideração.

Aproveito o ensejo para enviar-lhe os mais sinceros sentimentos de estima e consideração.

Mons. Peter B. Wells

Assessor

______________

Ex.mo Sr.

Franklin Alves dos Santos

 

Olinda (PE)

Sugestões de artigos