Direto da Sacristia
×
×

Sagrados os bispos de Jequié e de Araçuaí

Postado em 10 setembro 2012por E. Marçal

Eleito Bispo de Jequié, sufragâneo do Arcebispado de Vitória da Conquista (Bahia), no dia 04 de julho último, Mons. José Ruy Gonçalves Lopes, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, foi sagrado no terceiro grau do sacramento da Ordem na última sexta-feira, dia 07, na Basílica soteropolitana Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Praia.

Foi Bispo Sagrante S.E.R. Dom Magnus Henrique Lopes, bispo de Salgueiro (Pernambuco), sendo consagrantes Sua Eminência o Cardeal Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito de São Salvador da Bahia, e S.E.R. Dom Manoel Delson Pedreira, bispo eleito de Campina Grande (Paraíba).

Entre os numerosos prelados presentes, estava o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Basílica da Conceição de Praia, Salvador – Bahia

A escolha da Basílica para ser oficiada a sagração episcopal – a primeira em seus quatro século – deve-se ao fato de ser ela a igreja titular da Padroeira da Bahia.

Escolheu como seu mote episcopal “De toto corde” – “De todo o coração”,  remontando ao mandamento “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração” pronunciado no livro do Deuteronômio, cujo sentido foi confirmado nos Evangelhos por Nosso Senhor, embora também com um novo sentido.

Com 45 anos, Dom José Gonçalves professou seus votos religiosos em 1988 e recebeu a ordenação presbiteral em 1993. Especializado em Teologia pela Faculdade Teológica Nossa Senhora da Assunção, foi professor de Teologia Moral na Arquidiocese de Feira de Santana. Sua posse canônica no governo pastoral da Diocese de Jequié será no dia 13 de outubro próximo, em sua Igreja Catedral Santo Antônio.

Veja imagens em vídeo aqui.

* * *

No último sábado, dia 08, enquanto a Igreja rezava o ofício litúrgico da Natividade da Virgem Maria, o Bispo eleito de Araçuaí foi promovido à dignidade episcopal em serviço litúrgico oficiado em sua cidade natal Conceição do Mato Dentro (Minas Gerais), a mesma onde ele foi ordenado sacerdote há 18 anos.

Foi seu Bispo Sagrante S.E.R. Dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo de Caratinga (Minas Gerais), sendo consagrantes S.E.R. Dom José Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba, e Dom Jeremias Antônio de Jesus, bispo de Guanhães (Minas Gerais).

Os sinos dobraram festivamente ao passo que a procissão inicial da Missa conduzia bispos, sacerdotes e demais ministros ao átrio do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, onde foram executadas as cerimônias litúrgicas da sagração episcopal. O administrador diocesano de Araçuaí, Pe. Fabrizzio Clemente Fonseca, e um dos presbíteros assistentes do Bispo eleito,  leu a bula pontifícia de nomeação.



Tendo escolhido como mote episcopal “Fazer o Amor ser amado”, Dom Marcello Romano tomará posse de seu ofício e de sua catedral no próximo dia 16 de setembro.

Rezemos pela fidelidade dos bispos recentemente sagrados, tal como prometeram, e, assim, pela esperada fecundidade de seu ministério episcopal como acontece a todos aqueles que são fiéis ao Pastor de nossas almas e ao Seu Vigário aqui na terra, chefe visível da Igreja.

Sugestões de artigos