Novos cardeais em 24 de novembro
Reservamo-nos o direito de atualizarmos este artigo tão logo dispormos de mais informações
Com informações da Rádio Vaticano
O Santo Padre Bento XVI inesperadamente anunciou na manhã de hoje, durante a audiência-geral na Praça de São Pedro, a criação de 6 novos cardeais em um consistório público no próximo dia 24 de novembro.
Quinto consistório do atual pontificado, é a primeira vez que dois são celebrados no mesmo ano, dado que em 18 de fevereiro passado 22 cardeais foram criados.
Desta vez, só 1 deles é da Cúria Romana. Os outros 5 ocupam sedes episcopais. Dos seis, 2 são de rito oriental. Já era esperado que Sua Beatitude Béchara Raï, Patriarca de Antioquia dos Maronitas (Líbano) e os três últimos, por suas sedes – que são cardinalícias – fossem nomeados cardeais. A propósito, esta certeza quanto ao primeiro permite até que ele já use o hábito de seu rito com detalhes vermelhos. O atual prefeito da Casa Pontifícia, Mons. James Michael Harvey, será nomeado Arcipreste da Basílica de São Paulo Fora dos Muros e, ex officio (pelo cargo), é costume que também seja membro do Senado da Igreja.
Segue-se o elenco dos cardeais nomeados, segundo a ordem do anúncio:
James Michael Harvey, 63 anos
atual Prefeito da Casa Pontifícia
Béchara Boutros Raï, 72 anos
Patriarca de Antioquia dos Maronitas
Baselios Cleemis Thottunkal, 53 anos
Arcebispo-maior de Trivandrum dos Siro-malakares (Índia)
John Olorunfemi Onaiyekan, 68 anos
Arcebispo de Abuja (Nigéria)
Rubén Salazar Gómez, 70 anos
Arcebispo de Bogotá (Colômbia)
Luís Antonio Tagle, 55 anos
Arcebispo de Manila (Filipinas)
Mons. James Harvey, arcebispo titular de Memphis ocupa há 14 anos o governo da Prefeitura da Casa Pontifícia que tem, segundo a Constituição da Pastor Bonus, como função “ocupa-se da ordem interna relativa à Casa Pontifícia e dirige, naquilo que se refere à disciplina e ao serviço, todos os que constituem a Capela e a Família Pontifícia” e assistir “o Sumo Pontífice, quer no Palácio Apostólico quer quando realiza visitas em Roma ou na Itália”. Portanto, o Arcebispo é muito visto acompanhando o Santo Padre nas procissões, ao lado do secretário pessoal de Sua Santidade. Mas, logo mais será Arcipreste da Basílica de São Paulo Fora dos Muros, cargo hoje ocupado pelo Cardeal Francesco Monterisi e que, por limite de idade, pedirá renúncia.
Baselios Cleemis Thottunkal será o mais jovem cardeal da Igreja, com 53 anos.
O Arcebispo de Manila é polêmico em suas declarações.
O arcebispo-mor dos ucranianos, de 42 anos.
Apesar de sério candidato à púrpura, não foi desta vez…
Apesar da expectativa, o Arcebispo-mor dos ucranianos, Sviatoslav Shevchuk não foi nomeado. Poderia justificar essa negação pelo fato de o Cardeal Husar ainda ser eleitor, mas ele completará 80 anos em fevereiro próximo!
O Papa Pio XI convocou mais de um consistório público para a criação de novos cardeais nos anos de 1923, 1925, 1926, 1927 e 1929.
Com o recente anúncio de novos cardeais, a partir do 24 novembro próximo o Colégio Cardinalício contará com 211 membros, 122 dos quais com direito a voto num eventual conclave.