Cavaleiros de Colombo condecoram o Cardeal de Havana
Da agência Zenit
S.E.R. Cardeal Jaime Ortega y Alamino
Arcebispo Metropolitano de São Cristovão da Havana
do Supremo-capelão, S.E.R. Mons. William Edward Lori,
e do Cavaleiro-supremo, Carl. A. Anderson
Além da honrosa condecoração, o Cardeal recebeu um cheque de 100 mil dólares. Sorridente, disse: “Os senhores, queridos Cavaleiros, têm sido irmãos dos católicos cubanos e demonstrado solidariedade”. Estabelecendo-se há 100 anos na Ilha, os Cavaleiros de Colombo têm trabalhado atualmente com a Arquidiocese de Havana na construção do novo Seminário nacional.
Há meses acontece o processo de mediação com o governo de Raul Castro para alcançar a libertação de presioneiros políticos. De 52 prometidos pelo governo cubano, 26 já seguiram em liberdade para a Espanha.
A Ordem dos Cavaleiros de Colombo é uma associação de fiéis leigos fundada em 15 maio 1882, entre outros sacerdotes, pelo Venerável Rev.do Pe. Michael McGivney, norte-americano em processo de beatificação.
Fundada com os objetivos de desenvolver uma prática de catolicidade entre seus membros, promover a educação e a caridade, ministrar palestras sobre a doutrina católica e apoiar as obras de caridade da Santa Sé, a Ordem possui 1,7 milhões de membros espalhados por todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos, Canadá, México, América Central, Caribe, Filipinas e Polônia. Com tais números, constitui-se a maior instituição fraterna de homens leigos católicos.