Direto da Sacristia
×
×

E, quando Bento XVI pisar na terra da Rainha…

Postado em 10 setembro 2010por E. Marçal

Ingleses pedem a ordenação sacerdotal de mulheres

A discussão foi encerrada – pelo menos assim deveria entre os católicos – em 1994, quando o Venerável Papa João Paulo II, na Carta Apostólica “Ordinatio Sacerdotalis“, declarou que a Igreja não tem outra missão, senão guardar e transmitir o que Cristo conferiu à ela. Portanto, como fiel guardiã do Evangelho, a ordenação sacerdotal só deve ser conferida a homens, como o quis Cristo:

“Portanto, para que seja excluída qualquer dúvida
em assunto da máxima importância,
que pertence à própria constituição divina da Igreja,
em virtude do meu ministério de confirmar os irmãos (cf. Lc 22,32),
declaro que a Igreja não tem absolutamente a faculdade de conferir
a ordenação sacerdotal às mulheres, e que esta sentença deve
ser considerada como definitiva por todos os fiéis da Igreja”.

Carta Apostólica “Ordinatio Sacerdotalis”

Ônibus já circulam no centro de Londres

É. Deveria ser considerada definitiva. Contudo, com a proximidade do início da viagem apostólica do Papa Bento XVI à Grã-Bretanha, não são poucos os que, não só apoiam, como também patrocinam a divulgação do pedido que a Igreja mude essa doutrina e admita às ordens sacras as mulheres. Quinze ônibus já circulam pelas ruas de Londres com cartazes com os dizeres: “Papa Bento, ordene mulheres já”, que custam 18.300 euros cada um. A divulgação é patrocinada pelo grupo “Catholic Women´s Ordination” (Ordenação de Mulheres Católicas).

No começo do ano, o Vaticano qualificou a ordenação sacerdotal de mulheres entre os crimes mais graves, sob a perplexidade do mundo anglo-saxão e críticas de teólogos progressistas. No Decreto Geral da Congregação para a Doutrina da Fé, assinado pelo Prefeito-Cardeal William Levada em 19 dezembro 2007, é prevista a pena de excomunhão à tentativa de ordenar mulheres sacerdotes.

Reverenda Jane Hegdes
Anglicana e canonista da Abadia de Westminster

Não obstante, na próxima sexta-feira, dia 17, o Papa Bento XVI se encontrará com a reverenda Jane Hedges, anglicana e canônica da Abadia de Westminster, uma das comprometidas com a campanha pela ordenação de mulheres bispas na Igreja da Inglaterra. Momento histórico, quando pela primeira vez um papa apertará a mão de uma mulher sacerdote.

Quantas polêmicas nessa visita papal que ainda nem começou…

Sugestões de artigos