Direto da Sacristia
×
×

Relações diplomáticas com a Malásia

Postado em 27 julho 2011por E. Marçal

Por Carlos Eduardo Burle


Troca de presentes entre o Santo Padre e o Primeiro-ministro malaio
Audiência em 18 julho

A Santa Sé e a Malásia, desejosos de promover os lanços de amizade mútua, decidiram, em comum acordo, estabelecer relações diplomáticas no nível de Nunciatura Apostólica, por parte do Vaticano e de embaixada, por parte da Malásia.

Bandeira do país,
onde vê-se a conhecida Lua crescente dos muçulmanos

Um comunicado publicado hoje, explica que a Malásia é a 179ª nação a estabelecer relações diplomáticas com a Santa Sé. O país tem uma área de 329.750km² e uma multirracial e multicultural população de 28.306.700 habitantes. A religião do Estado é o islamismo, professado por 60.4% dos habitantes. O segundo maior grupo religioso é o budista (19.2 %), seguido pelos cristãos (9.1%), pelos hindus (6.3%), religiões chinesas (2.6%) e aministas (2.4%) .A Igreja Católica tem presença no reino desde 1511, quando chegaram os primeiros missionários portugueses em Málaca. São Francisco Xavier também chegou à cidade em 1545. Hoje, a Igreja possui nove circunscrições eclesiásticas, incluindo três arquidioceses: Kuala Lumpur, na península; Kuching e Kota Kinabalu, na ilha de Bornéu. O clero local é composto de 11 bispos, 274 padres diocesanos, 119 padres regulares, 123 religiosos, 759 religiosas. O país também possui 270 seminaristas maiores. Os católicos compõem cerca de 3% da população, 850.720 fiéis. A Igreja Católica, ainda segundo o comunicado, tem participação marcante na evangelização e no cuidado pastoral de famílias e jovens. Sempre respeitanto os aspectos culturais e religiosos do povo, a Igreja atua nos campos da educação, da caridade e dos trabalhos sociais, dirigindo não só numerosas escolas primárias e secundárias, mas também instituições de apoio e ajuda aos pobres e imigrantes. As iniciativas visam promover a harmonia social e a reconciliação entre os diversos grupos religiosos, através do diálogo, igualdade de direitos e respeito mútuo.

Kuala Lumpur, capital e maior cidade do país

A Santa Sé mantém no país uma delegação apostólica desde fevereiro de 1998. Em 18 de julho, o Santo Padre Bento XVI recebeu Najib Bin Abdul Razak, primeiro-ministro do país, numa audiência no Palácio Apostólico de Castelgandolfo. Durante esse encontro, foram estabelecidas as relações diplomáticas.

Sugestões de artigos