Direto da Sacristia
×
×

São João Crisóstomo

Postado em 13 setembro 2010por E. Marçal

Santo do dia: São João Crisóstomo, Bispo e Doutor da Igreja

São João Crisóstomo
Bispo de Constantinopla

“É tática do demônio misturar sempre à verdade
o erro revestido da aparência e da cor da verdade,
de maneira a poder seduzir facilmente os que se deixam enganar”.

Das homilias, “A parábola do joio”

Nasceu em Antioquia em 349, filho de uma família cristã. Aos 21 anos, depois de ter recebido o batismo e colaborado com o bispo Melécio, foi ordenado leitor. Com a oposição de sua família, viveu como eremita no deserto. Contudo, por razões de saúde, foi obrigado a abandonar a prática. Regressou a Antioquia, e, depois de haver estudado as Sagradas Escrituras, foi ordenado diácono por Melécio e presbítero pelo bispo Flaviano em 386. Durante os doze anos em que as pregações da igreja principal do Bispado foram a ele confiadas, foi o período mais fecundo de sua vida. Depois, no século VI, a fama de suas homilias lhe deram o qualitativo “crisóstomo”, isto é, boca de ouro.

Em 397, foi eleito Bispo de Constantinopla. A restauração eclesiástica que desejava iniciar foi motivo de seu conflito com o clero e, pouco depois, com a imperatriz Eudóxia. Teófilo de Alexandria, que contra sua vontade sagrara bispo a João Crisóstomo, convocou o viria ser conhecido por Sínodo da Encina, em Calcedônia, e acusou falsamente a Crisóstomo e conseguiu que o imperador o conduzisse ao exílio. Porém, o povo de Constantinopla amotinou-se e o bispo foi restituído a sua sé episcopal.

A situação complicou-se ainda mais e ele foi desterrado para a Armênia em 404, o que produziu uma crise entre a Santa Sé e a Sé Patriarcal. De lá, a seu próprio pedido, foi exilado ainda mais para longe, para evitar que as muldiões acorressem ao seu encontro e isso despertasse a ira de seus inimigos. A caminho deste seu último desterro, morreu no ano de 407. Os seus restos mortais foram levados para Constantinopla em 438, e o imperador Teodósio II, filho de Eudóxia, pediu publicamente perdão em nome de seus pais.

Relíquias de São João Crisóstomo e de São Gregório Nazianzeno
Cerimônia de entrega ao Patriarcado Ecumênico de Constantinopla
27 novembro 2004

Desde 01 maio 1626, o seu corpo repousa na Basílica de São Pedro e, em 27 novembro 2004, o Venerável Papa João Paulo II doou parte das suas relíquias ao Patriarca Ecumênico Bartolomeu I e, assim, tanto no Vaticano, quanto na Igreja de São Jorge no Fanar, São João Crisóstomo é venerado.

Ele escreveu uma liturgia que é uma versão sintética da Liturgia de São Basílio e é usada na maior parte do ano litúrgico das igrejas orientais.

Recebe veneração, neste dia, na Igreja Católica Apostólica Romana e, no dia 13 novembro, Igreja Ortodoxa.

Sugestões de artigos