Terceira Congregação Geral do Colégio Cardinalício
Começou às 9h e se estendeu até às 12h, horário de Roma.
Mais alguns cardeais, eleitores e não-eleitores, chegaram em Roma desde a congregação de ontem, feita às 17h; ontem os presentes eram 104.
Nessas reuniões, os cardeais decidem assuntos urgentes, como os funerais e o conclave, e discutem a situação do Vaticano e da Igreja universal.
Entre as maiores decisões que foram publicadas estão:
• Dom Donato Ogliari, abade de São Paulo Fora-dos-Muros, segunda-feira , 28 de abril, pregará aos cardeais a primeira meditação sobre a Igreja atualmente e prevista pelas leis do conclave.
• O Cardeal Victor Fernández, e não o camerlengo Cardeal Kevin Farrell, presidirá a 6ª Missa do Novendiali pela alma do Papa Francisco em 1° de maio (ainda publicaremos a lista completa do calendário e dos celebrantes)
• Sobre a participação ou não do Cardeal Angelo Becciu no conclave, pelo processo jurídico que ele sofre no Vaticano, o assunto será analisado quando todos os eleitores estiverem em Roma.
• O Cardeal Raniero Cantalamessa, pregador emérito da Casa Pontifícia, guiará a segunda e última meditação, dessa vez aos eleitores, na Capela Sistina imediatamente antes da primeira votação, cuja data ainda não foi decidida.